sábado, 28 de maio de 2011

"Missão cumprida"



‎"- Não se preocupe, meu filho: no fim dá certo.
Eu em geral protestava:
- Como dá certo? Está dando tudo errado!
E ele persuasivo:
- Porque ainda não chegou no fim."

Enquanto lia esse trecho do livro "A falta que ela me faz" de Carlos Drummond de Andrade, me chamou a atenção algo muito interessante, sobre o fim das coisas, e o que temos em mente como final.
Para alguns essa palavra é o "FIM", porém, encarar que final é a resolução do problema é algo muito inteligente de se fazer. No trecho deste livro por exemplo "Chegar ao fim", em que ele se refere, é poder então ficar com sua amada. Nessas circunstancia o fim é algo prazeroso,uma conquista, mas e quando o fim vem com uma derrota? O termino de um namoro, por exemplo? Não me incomoda o fato de ver a alguém chorar por conta disso, desde que a pessoa chore de fato pelo fim do namoro e não pelo fim da vida, e distinguimos isso pelo tempo em que a pessoa gasta se lamentando, algumas não conseguem perceber que o fim de um namoro é o começo de coisas novas, novas amizades, novos amores, e quando encaramos assim, passamos a ver o termino apenas como uma fase que passa, e não como uma doença sem fim... Não como O fim.
Não é raro também, encontrarmos quem se desespera quando um emprego se vai, "O que irei fazer agora?"  Pessoas que choram eternamente com o termino de um namoro são as mesmas que choram eternamente por terem perdido um emprego, e por acharem que tudo dura para sempre, não se preparam para fazer do fim um começo, vivem como se o fim nunca fosse chegar ao menos uma vez. Se repararmos  a vida delas, iremos notar que esta pessoa não possui um curso, uma especialização, porque se apoia no vazio de acreditar que coisas que provavelmente sempre acabam, durarão para sempre, da mesma forma vemos pessoas em casos mais extremos dando cabo da própria vida por conta do termino de um relacionamento,  e no velório de pessoas assim estão os antigos amigos, antigos porque ela se desfez de todos por conta de seu namoro. Então ela não pode se lembrar deles e que eles estariam ali no momento difícil, porque amigo de verdade, dura para sempre. 
E é claro existe também um outro fim que não é bem visto mundo a fora, pois é.. estou falando do fim da vida. Fim triste, para todos, pior ainda se encararmos como eu mesmo escrevi:  "Fim da vida", mas será mesmo necessário e justo rotulo tão duro para tal momento?
Encaremos o fato de que esta pessoa foi colocada aqui na terra e teve a oportunidade de sentir, respirar, demonstrar sentimentos, provocar sentimentos, sorrir,  chorar, assistir um bom filme, ouvir uma boa musica, talvez ele tenha ido embora bem pequeno de forma prematura aos nossos olhos, mas do que se há de reclamar? Quase sempre esses pequenos trazem união, e alguma mensagem de amor bem estampada em suas vidas, que embora pequenas e curtas são quase sempre mais importantes e significativas do que outras centenárias. 
Não me entenda mal e nem me ache uma pessoa rancorosa, amargurada, sem sentimentos enfim... um coração duro, pois eu também choro e sofro com namoros frustrados e com a partida de pessoas queridas.   Mas aprendi um segredo e gostaria de contar pra vocês, todo final por mais triste que pareça, é na verdade a própria vida, dizendo: "Missão cumprida". 


FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário